quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O filme "O Show de Truman" do diretor Peter Weir


O filme “O Show de Truman” de Peter Weir, que no português que dizer “O Show da vida” fala sobre a mídia, teve Christof com criador do programa, foi lançado 1998 nos Estados Unidos, destacou o poder da televisão na vida do ser humano, onde percebemos com muita clareza o quanto está presente.

Hoje, a televisão para algumas pessoas é algo assustador, pois ela nos influência muito sobre nós, isso irá depender de cada pessoa, pois, por incrível que pareça tem pessoas que não sabem diferenciar a ficção da realidade, claro que existe um pouco de real, nem tudo é falso na televisão, basta sabermos interpretar.
“O Show da vida”, mostrar a vida de Truman Burbank um vendedor de seguro, onde é filmado deste o seu nascimento até sua vida adulta, isso tudo sem que ele saiba que sua vida acompanhada por várias câmeras, por vários telespectadores e 24 horas. O seu público são pessoas que torcem, choram, vibram, criticam, riem junto com o personagem, onde envolvem um público de todas as idades e classe, onde eles acabam vivendo junto com o personagem cada situação que ali vai acontecendo.
Tudo na vida de Truman é falso, exemplo disso é a cidade onde ele mora e as pessoas com que convive, é um filme que nos mostra um homem feliz, casado tendo consigo muitas pessoas ao seu redor e um amigo de infância, o que ele não sabe que está participando de um realit show, sendo ele a estrela principal, sendo acompanhado todo tempo, cada respiro seu é observado.
Tudo foi bem planejado pelo diretor, para que nada viesse a dar errado, e muito menos que Truman desconfiasse de nada, o estúdio onde acontece o filme é enorme.
No decorrer do filme Truman conhece Sylvia que o tenta alerta do que está acontecendo com ele, mais logo é expulsa do programa, ambos se apaixonam de verdade. Com ela fora do realit show passa acompanhar Truman pela TV, é um caso da ficção que passou a ser realidade.
Percebe-se que é um filme muito emocionante e bastante interessante, mostra como somos dominados pela TV, às vezes julgamos um personagem pelo o seu papel, não gostamos do seu jeito, até munimos por outro personagem, sabemos no fundo que é ficção, mais nos envolvemos a chegar ao ponto se for possível de falar palavrão, jogar pedras, etc., como acontecem de verdade casos como esse.
Portanto, nós devemos saber que como a televisão é um meio de comunicação muito usado pelas as pessoas, saibamos também não deixar ela nos domine totalmente, devemos por limites.


Fonte de pesquisa:

http://priory.com/psych/truman.htm

www.thetrumanshow.com
http://www.overmundo.com.br/overblog/truman-em-busca-da-liberdade

Nenhum comentário: