sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Projeto

ENSINANDO UMAS DAS TÉCNICAS DA ARTE: PONTILHISMO


Disciplina: Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Professora: autoria: Ana Beatriz Barroso
Supervisão: Andiara Ruas Simão
Tutora à Distância: Renata Silva Almendra Turma: PIEA_2_UAB1
Aluno (a): Valcilene Machado
Atividade: Roteiro do Projeto
Pólo: Tarauacá – Acre.

APRESENTAÇÃO

Prendendo desenvolver uma técnica muito interessante chamada Pontilhismo, que envolve Artes Visuais e História, essa técnica que poucas pessoas conhecem, algumas por não ter tido a oportunidade de ter frequentado um ambiente escolar, ou mesmo por não ter sido estudada na escola enquanto estudante.


MOTIVAÇÃO
Acredito que seja impossível falar de Arte, sem que primeiro se conheça um pouco da História da Arte, ambas andam lado a lado, entre todas as técnicas estudadas durante o curso, essa do pontilhismo foi a que mais me encantou e chamou atenção. Trata-se de uma técnica simples, de fácil acesso ao material para a sua execução, pois quase todo aluno tem, a escola também disponibiliza, então não podem dar a desculpa que não possuem materiais para realizar-la.


OBJETIVO
• Fazer-los conhecer um pouco da História do pontilhismo, o movimento no qual fez parte, surgimento, artistas e obras diversas.
• Desenvolver o conhecimento a técnica do pontilhismo;
• Despertar o lado criativo, mostrando que todos são capazes de realizar esse nova estilo de misturar as cores.


PÚBLICO ALVO
O presente projeto destina-se as crianças de 11 a 13 anos, do 6º ano, da Escola de Ensino Fundamental Rosaura Mourão da Rocha, que através deste projeto passarão a conhecer um pouco mais de perto a pintura com pontos, no qual tem o intuito de vim a acrescentar no seu conhecimento, seja ele individual ou coletivo, e ao mesmo tempo desenvolve a criatividade de cada aluno.

METODOLOGIA
Primeiramente pretenderei falar sobre a técnica de Pontilhismo, em seguida mostrarei algumas pinturas minhas e de colegas, na qual foi usado o pontilhismo, depois disso solicitarei que cada aluno traga de casa alguns materiais, com isso pretendo que os alunos sejam capazes de produzir uma pintura usando a técnica Pontilhismo. Por fim, a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos.


INSTRUMENTOS MATERIAIS E TÉCNICAS
Lápis de cor, pincel e papel A4 ou papelão, a técnica a ser desenvolvida é de pontilhismo, é uma técnica que requer muito tempo, paciência e criatividade, pois juntar pequenos pontos para formar um desenho e se transformar em uma linda pintura não é fácil, precisa-se de muita dedicação.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Disponível em http://yedaarouche.arteblog.com.br/805/Seurat-e-Signac-Pontilhismo-Neo-Impressionismo-Divisionismo/, acessado em 24/09/2011.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=XNuKOAz2POM&feature=related. Acesso em 25 de setembro 2011.
Disponível em http://www.izabellitieri.art.br/pontilhismo.asp?pontilhismo=pontilhismo-922.jpg. Acesso em 25 de setembro 2011.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=0PmXxJVetKY. Acesso em 25 de setembro 2011.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=F_LNM0OLT7c&feature=related. Acesso em 25 de setembro 2011.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=TlBiLc3Z4MM&feature=related. Acesso em 25 de setembro 2011.
Disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/claudio-tozzi/claudio-tozzi-1.php. Acesso em 25 de setembro 2011.
Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontilhismo. Acesso em 25 de setembro 2011.
Disponível em http://yedaarouche.arteblog.com.br/805/Seurat-e-Signac-Pontilhismo-Neo-Impressionismo-Divisionismo/. Acesso em 25 de setembro 2011.
Disponível em http://cecrescer.blogspot.com/2010/01/pontilhismo-e-ponto-grafico.html. Acesso em 25 de setembro 2011.
Disponível em http://www.aymara.com.br/blog/?tag=pontilhismo. Acesso em 25 de setembro 2011.
Disponível em http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdedicatorias/157225. Acesso em 25 de setembro 2011.


Desenhos feitos com a técnica de Pontilhismo


Artista: Maria Cecilia de Lima Paz
Curso: Artes Visuais


Artista: Valcilene Machado
Curso: Artes Visuais





Artista: Rosiana Pereira Mourão
Curso: Artes Visuais







Um comentário:

PaulBailey disse...

Para pintar deve ser o mais excitante que um pintor pode fazer para alcançar tanta beleza, o pointillismo é uma ótima técnica e inovadora, eu gosto porque você pode apreciar mais brilhantemente as cores sem se misturar e elas ficam mais limpas, aqui deixo uma lista dos melhores pintores de todos os tempos,
https://www.buzzfeed.com/alonzor301/les-meilleurs-peintres-pointillistes-de-tous-les-t-36ijc?utm_term=.fpAvLR42E#.tp2PDXNZy
Meus favoritos são Georges Seurat, Paul Signac, Miguel Endara e Gabino Amaya Cacho